O surgimento do presbiterianismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867). Nascido em West Hanover, na Pensilvânia, Simonton estudou no Colégio de Nova Jersey e inicialmente pensou em ser professor ou advogado. Influenciado por um reavivamento em 1855, fez a sua profissão de fé e, pouco depois, ingressou no Seminário de Princeton. Um sermão pregado por seu professor, o famoso teólogo Charles Hodge, levou-o a considerar o trabalho missionário no estrangeiro. Três anos depois, candidatou-se perante a Junta de Missões da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, citando o Brasil como campo de sua preferência. Dois meses após a sua ordenação, embarcou para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade.
Em abril de 1860, Simonton dirigiu o seu primeiro culto em português. Em janeiro de 1862, recebeu os primeiros conversos, sendo fundada a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro. No breve período em que viveu no Brasil, Simonton, auxiliado por alguns colegas, fundou o primeiro periódico evangélico do país (Imprensa Evangélica, 1864), criou o Presbitério do Rio de Janeiro (1865) e organizou um seminário (1867). O Rev. Ashbel Simonton morreu vitimado pela febre amarela aos 34 anos, em 1867 (sua esposa, Helen Murdoch, havia falecido três anos antes).
Os principais colaboradores de Simonton naquele período foram seu cunhado Alexander L. Blackford, que em 1865 organizou as Igrejas de São Paulo e Brotas; Francis J. C. Schneider, que trabalhou entre os imigrantes alemães em Rio Claro, lecionou no seminário do Rio e foi missionário na Bahia; e George W. Chamberlain, grande evangelista e operoso pastor da Igreja de São Paulo.
Somente mais tarde, cerca de 59 anos depois a IPB se instalaria nas intermediações de Itabuna, mais precisamente na "Fazenda Perseverança" (1918). Em seguida veio para a cidade de Itabuna (1923) e se instalou na Rua Benjamim Constant, hoje Rufo Galvão, posteriormente vai para a Av. Inácio Tosta Filho, onde está até hoje.
No transcurso histórico da IP de Itabuna, Deus levantou homens e mulheres valorosos e cheios de amor por Deus e por sua causa. Foram e são pessoas que entendendo a vocação de Deus para as suas vidas, se dedicam com amor e entusiasmo aos projetos de Deus realizados pela instrumentalidade da igreja. O pastor Atual, Rev. Humberto Costa, é o 16º servo a quem Deus confiou o cuidado do seu rebanho (IP Itabuna).
Vários presbíteros e diáconos já serviram e servem a Deus na IP de Itabuna. O conselho atual é formado pelos presbíteros: Cícero de Jesus Souza, Fábio Roberto Ferreira de Santana, Gilberto Ferreira da Silva, James Cléber M. de Carvalho, Gilmar Correia dos Santos, Manuel Mendes Filho e Paulo Sérgio C. de Souza. A junta diaconal compõe-se dos seguintes irmãos: Dc. Adalto Marinho, Agnaldo da Silva, Agnobaldo Costa, Aldo José Cardoso, Antônio Jorge Azevedo, Carlos Andrade, Deroaldo Sales, Idelfonso Matos, José Mendes, Kadmiel Silva, Robson L. Tamarindo, Sérgio José de Moura. A nossa oração é que a IP de Itabuna continue em unidade cumprindo seu papel como agência de adoração a Deus acima de todas as coisas, sendo relevante à sociedade em que está inserida e propiciando vida e transformação para as pessoas e famílias que dela se aproximarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário